Páginas

Tendinite



É uma inflamação do tendão, que pode ser em varias partes do corpo, como: ombro, cotovelo, punho, joelho etc.
Os tendões ligam o músculo ao osso, e assim ocorre o movimento dos braços, perna, dedos, etc. quando esses tendões se inflamam afeta o movimento da região.

O que causa da tendinite?

Normalmente é um acidente ou excesso de uso, o que mais se vê é a tendinite decorrente de ações repetitivas no trabalho ou excesso de treino nos atletas.

O que se sente?

A pessoa que tem tendinite começa com um desconforto na região, que vai piorando de acordo com sua atividade; evoluindo para uma região com dor, principalmente, quando faz movimento. Após a dor, freqüentemente aparece o inchaço, podendo ocorrer a perca do movimento da região afetada.
Quem tem problema de tendinite no punho, vai apresentar perda de movimento nas mãos e dificuldade para mecher o braço, pois vai faltar força muscular. Devido a dor a tendência é a pessoa não mexa o braço, assim enfraquecendo-o e diminuindo o movimento do cotovelo e do ombro, gerando uma grande tensão na região do ombro e pescoço.
Quando a tendinite é nos joelhos ou pés, o quadro é o mesmo: dor, inchaço local, perda de movimento, dificuldade para andar, enfraquecimento muscular, tensão muscular na costas. Isto tudo interfere nas atividades do dia a dia da pessoa por incapacidade funcional.

Por que praticar Pilates?

O pilates vai atuar nas conseqüências da tendinite, ou seja, fazendo fortalecimento muscular; devolvendo o equilíbrio para andar; fazendo o alongamento da musculatura das costas; vai preparar a pessoa para trabalhar ou fazer a suas atividade esportiva para não desencadear a tendinite.
Ou ainda, atuará na causa da tendinite quando, por exemplo, o problema estiver em desequilíbrio ou uma maneira errada de andar devido à má postura ou um desvio da coluna (escoliose).
Normalmente a pessoa já faz fisioterapia e procura o pilates para o fortalecimento do corpo.