Páginas

Hérnia de Disco


O que é Hérnia de disco?

É uma doença na coluna vertebral , mais precisamente no disco intervertebral. Esse disco fica entre as vértebras, e sua função é amortecer o impacto entre uma vértebra e outra. Quando esse espaço começa a diminuir , o disco é pressionado começando a haver o desgastes discal. Ocorrendo assim uma rompimento no disco formando uma pequena hérnia ou protrusão discal.
Se continuar havendo preção no disco, o que era uma protrusão se torna uma hérnia de disco.
O disco intervertebrais desgastam-se com o tempo e o uso repetitivo, o que facilita a formação da hérnia de disco, ou seja a extrusão da massa discal que se projeta para o canal medular através de uma ruptura da parede do anel fibroso. O problema é mais freqüente na região lombar e cervical , por serem áreas mais expostas ao movimento e que suportam mais carga.

O que causa a hérnia discal?

Pode ocorrer devido a maus hábitos posturais, postura estática de trabalho, pressão na coluna em função dos desvios posturais, por conta do envelhecimento, trabalho físico pesado, inclinar e girar o tronco freqüentemente, levantar, em purar e puxar, acidente de carro.

Sintomas

Parestesia (formigamento) com o sem dor na coluna, geralmente com irradiação para membros inferiores ou superiores. Esse sintomas variam conforme o local acometido. Inicialmente a pessoa começa a sentir um incomodo muscular na região da cervical ou lombar. Depois vem a dor, espasmos ou contratura muscular. A partir daí a dor vem com mais força e a pessoa começa a ter dificuldade nas atividades da vida diária, ou seja atividades pessoais ou profissionais, adotando posturas erradas para não ter ou diminuir a dor. Ocorrendo assim a perca de força e alongamento muscular, a região dolorosa fica “travada” ou com espasmos musculares, a pessoa sente “fisgada” na perna ou “formigamento” pelo braço tudo em decorrência da hérnia de disco.

Por que fazer Pilates?

O pilates é indicado em todas os casos de hérnia de disco, o método trabalha aliviando as dores porque restabelece o espaço entre as vértebras , descomprimindo o disco, através do fortalecimento e alongamento da musculatura, realinhando a coluna para o eixo correto.
Com a pratica do método faz com que a pessoa alongue, diminuindo os espasmos musculares , diminuindo o “formigamento” , devido ao aumento da circulação sanguínea. Reabilita , reequilibra e assim propiciando a pessoa a retornar a suas atividades, recuperando o prazer em se mexer e melhorando o bom humor. Para dar mais segurança e atendimento o paciente deve apresentar seus exames radiológicos.