Páginas

Escoliose


A coluna vertebral vista por trás deve ser “reta” , alinhada vértebra por vértebra. Quando a presença de um desvio lateral chamamos de escoliose.
Quem em escoliose, pode apresentar também uma hipercifose ou hiperlordose. Normalmente a pessoa que tem escoliose, vemos um ombro mais baixo que o outro, a cintura de uma lado é mais curvado que o outro, um quadril é mais baixo que o outro, etc.
Esses desvios posturais anormais acontecem por vários fatores, por exemplo na adolescência as meninas costumam esconder o crescimento do seios, por vergonha, a coluna começa a se arredondar, formando a corcunda, os seios quando crescem de mais e pesa adotando assim uma má postura, levando a hipercifose.
Os homens na adolescência tem muito estirões de crescimento e osso, no caso as vértebras começam a se desalinhar levando a uma escoliose.
No adulto, devido ao sedentarismo do trabalho e a má postura adotada desencadeiam os desvios posturais, como os: a retificação cervical ou a hiperlordose nas mulheres, hiperlordose nos homens sedentários, hiperlordose nas gestantes.

O que a pessoa sente?

Na maioria das vezes as pessoas sentem vergonha devido a má postura, dor , contratura ou tensão muscular, dor no pescoço, formigamento nos braços ou pernas.

Porque fazer Pilates?

O Pilates é indicado nos desvios posturais por trabalhar o reequilíbrio muscular sustentando e estabilizando a coluna, trazendo-a para o seu eixo, fazendo com que ela cresça para cima, ou seja, alongando e fortalecendo a musculatura da coluna, assim aliviando as dores e desconfortos que a pessoa pode apresentar.