Outras atividades:NEOPILATES, OSTEOPATIA, RPG, FISIOTERAPIA e BANDAGEM FUNCIONAL Unidade Manaíra:Av. Edson Ramalho - Empresarial Coliseum FONE:(083)8899-1436 / 3045-6145 Unidade Bairro dos Estados - Av Acre - Empresarial Daterra Fone: (83)9924-9818 / 8632-8689 eMAIL: karinamaiapilates@gmail.com
quarta-feira, 30 de maio de 2012
O que é Obesidade?
Para começar, vale esmiuçar o significado da palavra cada vez mais pronunciada nos consultórios e no noticiário sobre saúde. "A obesidade é o acúmulo de tecido gorduroso capaz de trazer danos à saúde", define a endocrinologista Rosana Radominski, presidente da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica, a Abeso.
De olho na cintura
Embora o IMC ainda reine, os especialistas têm lançado mão de outros métodos para investigar os perigos relacionados ao excesso de peso. "Medir a circunferência abdominal está mais popular", comenta Halpern. O cardiologista Heno Lopes, do Instituto do Coração, o InCor, em São Paulo, explica que o tamanho da cintura é importante porque denuncia propensão para males cardiovasculares. Lopes enfatiza que as pesquisas e todo o conhecimento em torno da barriga avantajada ajudaram a diferenciar os perfis. "Muitas vezes um indivíduo com sobrepeso, mas com gordura abdominal, tem mais problemas do que o portador de obesidade periférica", avalia. Por obesidade periférica, leia-se os famigerados pneuzinhos. Os indiscretos, que teimam em escapar da calça, são denominados pelos especialistas como um tipo de gordura subcutânea e parecem ser menos nocivos. Isso, claro, até que se prove o contrário. Por outro lado, a chamada gordura visceral, aquela da popular "barriga de chope", hoje é considerada como um tecido endócrino. Ela é capaz de fabricar diversas substâncias. "Algumas, inclusive, têm ação pró-inflamatória. Aliás, é por essa razão que a obesidade é classificada como uma doença inflamatória", diz Lopes.
O que a fita métrica revela
Eis os limites para a circunferência da cintura:
Nas mulheres, a medida começa a preocupar quando passa de 80 centímetros e o perigo é eminente se ultrapassa 88.
Para a ala masculina, o ideal é apresentar de 90 a 102 centímetros.
Em paz com a balança
Por falar em exames, para a obesidade, assim como para todas as doenças, o diagnóstico precoce é a chave para afastar muitos males. Embora soe batido, adotar o quanto antes uma alimentação saudável, rica em hortaliças, frutas e grãos integrais, além da prática de exercícios é o melhor caminho para manter a linha.
Fonte: Emagrece Brasil
MOVIMENTE-SE COM KARINA MAIA STUDIO PILATES
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário