A osteoporose é uma doença óssea, ou seja, no osso. O osso vai perdendo volume e densidade óssea, como se ele tivesse se “desmanchando”, podendo levar a fraturas, conseqüentemente a incapacidade funcional, ou seja, prejudicando o dia a dia do paciente.
A osteoporose se manifesta principalmente no quadril e na coluna. A pessoa vai perdendo a força muscular e de toda a estrutura que sustenta a coluna. A pessoa vai se desmoronando ficando com uma corcunda, perdendo a altura.
As causas da osteoporose são: o sedentarismo, ou seja a inatividade, falta de vitamina D e C, desnutrição, menopausa e o envelhecimento.
O que a pessoa sente?
A pessoa sente fraqueza e dor nas pernas, apresentando uma insegurança para andar. A osteoporose é uma doença silenciosa, não apresenta sintomas até que ocorra a fratura. Os ossos que se quebram com mais freqüência são as vértebras, fêmur, costelas e ossos do punho. As fraturas da coluna podem levar a uma diminuição da altura e alterações na postura, que conseqüentemente aparecem as dores nas costas e deformidades da coluna como a corcunda. Algumas pessoas queixam-se de dores nas juntas.
Por que fazer Pilates?
Com a pratica dos exercícios regulares ocorre um aumento da densidade óssea ocorrendo um efeito benéfico na massa óssea. O Pilates ajuda no fortalecimento e alongar os músculos que sustentam a coluna e o das perna, assim ocorre uma melhora no andar e na postura.