Outras atividades:NEOPILATES, OSTEOPATIA, RPG, FISIOTERAPIA e BANDAGEM FUNCIONAL Unidade Manaíra:Av. Edson Ramalho - Empresarial Coliseum FONE:(083)8899-1436 / 3045-6145 Unidade Bairro dos Estados - Av Acre - Empresarial Daterra Fone: (83)9924-9818 / 8632-8689 eMAIL: karinamaiapilates@gmail.com
terça-feira, 13 de março de 2012
Você cuida da saúde das suas pernas?
Você anda sentindo queimação nas pernas e na sola dos pés? Cansaço, sensação de fadiga nas pernas ou câimbras? Se, aliado a esses sintomas, notar veias azuladas ou agrupamentos de finos vasos avermelhados nas pernas, é bom tomar cuidado: podem ser varizes que estão surgindo.
O Autêntico Método Pilates trabalha, em grande parte da aula, na posição deitada ou sentada, sem impactos, o que facilita a circulação. O trabalho constante dos membros inferiores, através de molas ou do peso do próprio corpo, leva o praticante a exercitar seu “segundo coração”: os pés. Com o fortalecimento de pernas e pés, o sistema sanguíneo mantém as válvulas com elasticidade permitindo o não aparecimento das tão incomodas varizes. Sem contar que todos os exercícios executados estão estimulando a circulação da linfa, o que leva o praticante a um melhor funcionamento do sistema linfático.
De acordo com o médico José Carlos Baptista, cirurgião vascular de São Paulo, varizes são veias tortuosas, dilatadas, alongadas e com insuficiência vascular. “As varizes formam-se devido à fraqueza das paredes das veias e à incompetência das válvulas. Há alguns fatores desencadeantes, por exemplo, hereditariedade, idade, gênero feminino ou masculino, obesidade e número de gestações”, explica.
Elas podem ser classificadas desde o nível zero até o 6, sendo zero, a ausência total delas. Já o 6 configura o pior estágio, com atividade inflamatória intensa e até mesmo úlcera. “Normalmente, os vasinhos que vemos a olho nu estão no estágio 1 das varizes. O estágio 2 já apresenta veias tortuosas dilatadas, geralmente com mais de 0,5 cm.”, revela Baptista.
Tratamento para varizes
“A cura vem pela melhora da circulação.” – Joseph Pilates e Romana Kryzanowska
Uma pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde aponta que cerca de 35% da população brasileira sofre de varizes. A incidência é ainda maior nas mulheres. “Elas estão mais vulneráveis por causa dos hormônios, da gravidez e do uso de anticoncepcionais”, explica Baptista.
Para evitar esses vasinhos dilatados, os médicos recomendam praticar esportes, que não sejam de impacto, regularmente. Os praticantes do método relatam que, em poucas aulas, já sentem os benefícios dos exercícios do Autêntico Pilates no alívio das dores e o cansaço provocados pela má circulação além, é claro, do aspecto estético, a sensação de bem estar, menos inchaço nas pernas e mais disposição pra fazer outras atividades cotidianas, levando a uma vida mais ativa e saudável.
Outra boa dica é manter hábitos alimentares saudáveis e caminhar 45 minutos três vezes por semana, o que contribui para deixar as pernas em dia e manter o peso ideal.
Em certos estágios, uma intervenção cirúrgica se faz necessário. No entanto, há outras alternativas menos agressivas que tratam esses sintomas. A aplicação de medicação esclerosante – ou seja, que eliminam os vasos – é uma conduta corriqueira entre os médicos. “Desde que as varizes sejam pequenas, menores de um milímetro”, esclarece Baptista.
Mas antes de tomar qualquer ação, fica aqui a dica básica: converse com seu médico para encontrar o tratamento adequado.
Fonte: pilates
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário