Páginas

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Osteopatia no tratamento da Disfunção Temporomandibular



O princípio da Osteopatia é baseado na unidade do corpo, na sua auto regulação e no seu poder de cura, na interação entre estrutura e função.
 A Osteopatia tem como objetivo investigar a causa da dor, pois pode ter diversas origens. Avaliar a mobilidade da ATM, palpando suas restrições articulares, ligamentares e musculares envolvidas, devendo também avaliar a mobilidade craniana,  a coluna cervical e sacro. A avaliação e tratamento não se restringem a ATM, deve ser global.
As disfunções dos ossos do crânio (osso temporal e esfenóide) podem causar alguns desses problemas devido as suas relações anatômicas, assim como o  crânio em relação ao sacro.
Após essa avaliação completa, o tratamento é exclusivamente manual e muito suave, que na grande maioria dos casos consegue-se um alivio quase que imediato da dor.
A Osteopatia permite pensar de forma global, procurando as relações que existem em todas as estruturas do nosso corpo.



  • Minimizar a dor.
  • Melhorar a amplitude de movimento.
  • Melhorar a postura.
  • Reduzir a inflamação.
  • Em alguns casos é possível evitar a cirurgia.




domingo, 24 de agosto de 2014

O QUE É RPG?

A RPG consiste em ajustamentos na postura para reorganização dos segmentos do corpo humano, permitindo a reorganização e o reequilíbrio dos músculos que firmam a postura. Identifica e alonga os músculos considerados responsáveis pela alteração postural.



DIFERENCIAIS DA RPG Um dos diferenciais do método de Souchard está relacionado ao fato de tratar o indivíduo, não à doença. Como cada pessoa reage de forma diferente a um determinado problema, a maneira de combatê-lo deve ser personalizada. 

O tratamento com RPG Souchard pode ser utilizado em grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuromusculoesquelético, agudas ou crônicas, com ou sem sintomas. 

Consiste em exercícios práticos para evitar e aliviar os diversos tipos de dores com movimentos que ajudam a alongar a musculatura e contribuem para dar mais forma ao corpo. Uma postura correta ajuda até na diminuição da incômoda barriguinha, pois corrigindo a postura, a barriga diminui. Há posturas variadas que vão desde sentada no chão, deitada e até mesmo em pé.





Pode ser indicado a indivíduos de todas as idades, tanto para prevenir as eventuais consequências da má postura, como no caso de jovens e crianças, quanto para combater as dores ocasionadas por problemas morfológicos, articulares, traumáticos, respiratórios e esportivos.

 Age contra diversas patologias que podem ser tratadas com fisioterapia como: dores lombares, dorsais, cervicais, lesões por esforço repetitivo (LER), desvio de coluna, dores nos pés e mãos, hérnias de disco, torcicolos, além de proteger contra processos degenerativos articulares. Pode ser aplicada no tratamento de doenças respiratórias (asma/bronquite), somáticas (estresse, distúrbios circulares e digestivos), reumatológicas (artrite, artrose, bursite, tendinite), oculares (estrabismo), problemas de períneo (como a incontinência urinária).


Fisioterapeuta: Rebecca Loureiro 
CREFITO 150426 - F
Studio Pilates Karina Maia e Rebecca Loureiro 

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Exercícios do Neopilates

Os exercícios do Neopilates são realizados em aparelho diferentes do tradicional mas sempre dando foco aos princípios do método Pilates, que são: concentração, respiração, fluidez, controle, precisão e centro. É preciso treinar o pilates básico para realizar corretamente os exercícios do Neopilates que são mais avançados. 

Abaixo alguns exercícios da nova modalidade Neopilates:





terça-feira, 13 de maio de 2014

O QUE É NEOPILATES?

A proposta do neopilates, criado em 2010 pela fisioterapeuta Amanda Braz, de Santa Catarina, é simples: ser mais divertido e eliminar mais calorias do que o pilates tradicional.
 Entre eles, celebridades recém-adeptas como as atrizes Ísis Valverde e Larissa Maciel, que vêm ajudando a popularizar a nova técnica. "O exercício me ajuda muito nos movimentos em cena, além de melhorar a minha forma, a postura e a respiração. Corpo e alma entram sintonia. Amo!", conta Ísis Valverde, que está feliz da vida com os músculos tonificados, porém sem o inchaço típico dos corpos esculpidos à base de musculação.

Nesta nova modalidade, as características principais do pilates foram preservadas, ou seja, os movimentos são feitos exigindo o controle da respiração, concentração, contração do abdômen e alinhamento da coluna. A diferença é que os exercícios são realizados, em geral, sobre bases instáveis - com rodinhas, por exemplo - que demandam maior trabalho muscular e gasto energético mais elevado. Pode-se perder 500 calorias em uma hora de aula puxada, contra 300 do pilates convencional. 


Foram acrescidos à nova técnica, ainda, exercícios específicos do treinamento funcional e do circo. "Fazemos acrobacias em tecido e outras atividades lúdicas que mobilizam todo o corpo. Você trabalha os músculos quase sem sentir, porque está se divertindo", explica a instrutora Beatriz Fernandes.




Fonte: vejario





STUDIO PILATES KARINA MAIA E REBECCA LOUREIRO 
(083)8899-1436/ 9924-9818 / 9984-1185 / 3045-6145
studiopilatesker@hotmail.com
karinamaiapilates@gmail.com 
INSTAGRAM: studiopilatesker


domingo, 11 de maio de 2014

Bandagem Funcional ou Kinesio Taping


Desenvolvido na década de 70, no Japão, pelo médico quiropata Kenzo Kase, o método visa aliviar a dor, reduzir edemas, pelo fato de melhorar a circulação linfática, gerar maior estabilidade articular e melhorar a contração muscular. O esparadrapo terapêutico tem 130 a 140% de elasticidade, tecido feito com 100% de algodão, é ativado pelo calor e à prova d´água, não contém látex, permite que a pele respire sem obstrução, possibilita o movimento do corpo normalmente e dura de três a cinco dias na pele após aplicado.


O QUE É?
A Kinesio Taping é uma bandagem terapêutica que promove estímulos sensoriais e mecânicos duradouros e constantes na pele. Esta bandagem mantém a comunicação com os tecidos mais profundos, através de diversos receptores encontrados na epiderme, derme e outros tecidos sensoriais como o próprio músculo. Pode ser utilizada tanto na prevenção, no tratamento e na reabilitação das lesões. É um recurso terapêutico muito utilizado nas áreas esportiva, musculoesquelética, neurológica, pediátrica, geriátrica, reumatológica, entre outras. 

Indicações  terapêuticas : lombalgias, torcicolos, tendinites, entorses, contratura muscular, paralisia facial, artrose, artrite, fasceíte plantar, hérnia de disco, linfedemas e estiramentos.

Não existe nenhuma restriç ão quanto ao uso dela, nem de sexo ou idade.  Só deve cuidar para que ela seja aplicada por um profissional habilitado. Quando colocado errado o que pode acarretar alterações de postura, lesões na pele e alergias.


(083)3045-6145 / 8899-1436


sexta-feira, 9 de maio de 2014

O QUE É OSTEOPATIA??

Osteopatia é um sistema autônomo de cuidados de saúde primário, que se baseia no diagnóstico diferêncial, bem como no tratamento de várias patologias, e prevenção da saúde, sem o recurso a fármacos ou cirurgia. A Osteopatia enfatiza a sua acção centrada no paciente, ao invés do sistema convencional centrado na doença. A profissão de Osteopata é uma profissão de saúde distinta, com uma formação académica superior e treino clínico especificos. A Osteopatia utiliza váriastécnicas terapêuticas manuais entre elas a da manipulação do sistema musculo-esquelético (ossos, músculos e, articulações) para ajudar no tratamento de doenças.

Fisioterapeuta Karina Martins Gomes Maia formação em Osteopatia Clínica pela ATMS Bélgica 







Fone: (083) 3045-6134 / 8899-1436 / 9984-1185
Studio Pilates 

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Importância de fortalecer os músculos das pernas

A construção dos músculos da perna é vital para a estabilidade à medida que envelhecemos. 
A investigação sugere que as perdas de força que temos nos membros inferiores, são maiores do que as dos membros superiores. 
Do ponto de vista funcional, é importante que quem faz treino de resistência, incorpore uma variedade de grupos musculares, especialmente nas extremidades inferiores, porque a força da perna e tornozelo é muito importante para o equilíbrio e a prevenção de quedas. 
Todos, não importa o quão sedentários, ou quantos anos têm, podem beneficiar de treinamento de resistência. Em apenas dois meses, podemos inverter cerca de 3 décadas de perda de força com treino de força.

Não está na hora de parar com as desculpas e investir na sua saúde?



domingo, 13 de abril de 2014

Fortalecimento com Pilates

Quando se fala em treinamento de força, para a grande maioria das pessoas, a primeira ideia que vem à cabeça é a musculação. Isso só acontece devido à popularidade e aosbons resultados conseguidos através da prática dessa modalidade.
Corredores que incluem o treinamento de força em sua programação de treinos ao longo de toda sua preparação anual, obterão vários benefícios que serão decisivos para o seu rendimento. Podemos citar a economia de energiaaumento do ritmo da corrida; melhora a eficiência na técnica; aumento da tolerância ao esforçoprevenção de lesõesprevenção do desequilíbrio muscular e ajuda na absorção ou redução do impacto.
O que muitos não sabem é que o Pilates pode ser incluído no treinamento desses atletas, tanto para potencializar o desempenho esportivo, como para prevenir lesões e problemas musculares associados à corrida.

Pilates = Correção e Manutenção da Postura
Um dos pontos de maior ênfase no trabalho com o método Pilates é o fortalecimento do core, musculatura responsável pela sustentação da coluna.
Sendo devidamente trabalhado e fortalecido, faz com que o atleta tenha um melhor controle sobre a mecânica da corrida, corrige ou melhora a postura geral e garantemelhor execução dos movimentos, o que leva à economia energética durante a atividade, promovendo desta forma, uma melhor recuperação no pós-treino.
Independentemente da categoria escolhida para se alcançar esses benefícios – a musculação ou o Pilates – todo corredor deve acrescentar aos seus treinos de corrida pelo menos uma modalidade de treinamento de força, para que melhore sua performance, de forma segura e saudável. Lembrando que qualquer prática de exercício físico deve ser orientada por um profissional especializado.
fonte:Revista Pilates 

Pilates Individual ou em Grupo?



Uma decisão que por vezes perturba aqueles que vão iniciar a prática de Pilates está relacionada a escolher sessões individualizadas ou em grupo. A questão é simples: custo ou preferência.
É importante destacar que toda prática de Pilates deve ser orientada por um profissional qualificado de forma individualizada, pois, principalmente no início, a atenção individual é o que vai garantir que os movimentos estão sendo realizados da maneira correta.
Mesmo em uma turma, que deve ser pequena, não ultrapassando três participantes, como indicam a maioria dos profissionais, a atenção individual é essencial, pois cada caso é um caso.
Nas aulas em turma, o custo pode ser reduzido, uma vez que são várias pessoas dividindo a atenção de um instrutor. Também, depende da sua preferência; há pessoas que se sentem mais à vontade em um grupo e outras com atenção individual.
O que deve ser observado é que as orientações precisam partir de um profissional habilitado, que vai saber coordenar os exercícios, especialmente quando envolvem os aparelhos.


Há diferentes tipos de Pilates hoje em dia, como o chamado Pilates Tonning, que dá ênfase ao fortalecimento muscular, à postura e ao alongamento; o Pilates Fitness, que se destina ao condicionamento físico global, incluindo fortalecimento muscular e gasto calórico, sendo ideal para quem quer perder peso; e o Pilates Rehab, que se destina àquelas pessoas com problemas nos ligamentos, nas articulações ou na coluna, que necessitam reforçar seu tratamento.
Nos do Studio Pilates disponibilizamos aulas em grupo ou individual conforme sua preferencia e necessidade. 
Venha conhecer!










sexta-feira, 4 de abril de 2014

Conheça o Step Barrel

Este equipamento é utilizado para tratamento postural, participando do processo de reabilitação, além da melhora no condicionamento físico. 
O Step Barrel- Spine Corrector proporciona ao usuário o alongamento da coluna de modo seguro, com a estabilidade e o apoio devidos. 
Os exercícios executados neste equipamento proporcionam os seguintes benefícios:
  • Tratamento postural;
  • Melhor na capacidade respiratório;
  • Fortalecimento e controle muscular;
  • Organização do sistema neuro-motor;
  • Desenvolvimento da Propriocepção;
  • Promove resultados sem impacto;
  • Ganho de flexibilidade e alongamento;
  • Melhora na capacidade respiratória;
  • Aumento na vitalidade e disposição física;
  • Equilíbrio e coordenação motora;
  • Alívio de estresse e dores musculares;
  • Auto-confiança;
  • Integração entre corpo-mente.




FAÇA PILATES!
STUDIO PILATES (083)9984-1185 (083)9924-9818 AGENDE UMA AULA 

quinta-feira, 3 de abril de 2014

ATENÇÃO.


Os celular da Oi e o Fixo do Studio Pilates estão com problemas temporários. Caso precise falar conosco ligar nos números acima. Agradecemos a atenção. 

sábado, 29 de março de 2014

Equipe Studio Pilates

Fisioterapeuta Rebecca Loureiro Instrutora do Método Pilates e especialista em RPG Philippe Souchard  (Reeducação Postural Global)



sexta-feira, 28 de março de 2014

Equipe Studio Pilates

Fisioterapeuta Karina Maia instrutora de Pilates e especialista em Osteopatia pela A.T.M.S. Bélgica  (Académie de Thérapie Manuelle Et sportive) 





Osteopatia é no Studio Pilates Karina Maia e Rebecca Loureiro



Osteopatia, criada no século XIX, é uma profissão da área da saúde que trata do ser humano de forma global, isto é, está fundamentada no conceito de que todas as partes e sistemas do corpo humano funcionam de maneira integrada.

O profissional que pratica a Osteopatia – o Osteopata – utiliza somente as mãos para realizar o diagnóstico osteopático e tratar de seus pacientes; para tal, é necessário que tenha uma vasta experiência teórica e prática da aplicação das técnicas manuais diagnósticas e terapêuticas osteopáticas.

A Osteopatia é indicada, de uma forma geral, no tratamento das disfunções do corpo humano, principalmente mecânicas, onde ocorre uma alteração da função de alguma estrutura.

Como exemplo, podemos citar as lesões musculares e articulares (pertencentes ao sistema musculoesquelético), as que se relacionam aos sistemas circulatório e nervoso, aos órgãos internos e ao sistema conjuntivo (dos tecidos de sustentação do corpo humano), mais especificamente do tecido ligamentar conhecido como fáscias. 

Pessoas de todas as idades, do recém-nascido ao idoso, acometidas de dores lombares, torácicas, cervicais, dores de cabeça, cólicas menstruais, ciatalgias, alterações funcionais digestivas e respiratórias, lesões relacionadas ao trabalho e ao esporte, além de outras, podem consultar um Osteopata e se beneficiar de um tratamento manual não invasivo, que diminui sobremaneira os efeitos colaterais indesejáveis.

É uma forma de tratamento que se preocupa, inicialmente, em descobrir as causas dos sinais e sintomas do paciente, para somente depois tratar as suas consequências, no intuito de restabelecer a função diminuída ou perdida. Isto significa dizer que a Osteopatia é uma abordagem causal, e não sintomática.

A Osteopatia compreende que o corpo humano possui um sistema fundamental para a cura – o sistema imunológico –, cuja ação permite a autorregeneração e o restabelecimento das funções alteradas. Cabe ao Osteopata auxiliar o sistema imune através da realização de um diagnóstico osteopático bem elaborado e fundamentado, permitindo a escolha e a execução de técnicas osteopáticas específicas para cada alteração.

É uma profissão da área da saúde classificada como prática diagnóstica e terapêutica complementar, que interage com outras profissões e suas especialidades.

A Osteopatia oferece uma abordagem singular do corpo humano, com eficácia comprovada.

Venha prevenir, tratar e reabilitar no Studio Pilates Karina Maia e Rebecca Loureiro
Atividades:
PILATES
RPG
OSTEOPATIA