Páginas

sábado, 1 de dezembro de 2012

OS BENEFÍCIOS DA DRENAGEM LINFÁTICA

Dezembro chegou e com ele o verão e o calor, que tal dar aquela enxugada no corpo? Você já conhece os benefícios da Drenagem Linfática ? Para explicar tudo seria preciso uma aula inteira, mas vamos tentar!

Além de um sistema de vasos sanguíneos o nosso corpo possui um sistema de vasos linfáticos. Funciona assim: uma parte do plasma (a parte líquida do sangue) que chega aos capilares (os vasos sangüíneos mais finos) transborda entre as células dos órgãos, músculos e outros tecidos, a esse líquido junta as toxinas liberadas pelas células, formando assim a linfa, que vai então ser absorvida nos vasos linfáticos. o sangue vai para todos os órgãos inclusive os rins, onde é filtrado e formada a urina, que será eliminada.


A Drenagem linfática surgiu em Paris, em 1936, desenvolvida pelo terapeuta dinamarquês Emil Vodder junto com sua esposa Estrid Vodder, na Riviera Francesa, por isso, é muito mais popular na Europa que no Brasil.   É  um estímulo externo ao trabalho natural da linfa, e para aplica-la corretamente é preciso ter técnica com manobras rítimcas, lentas, leves e superficiais. Muitas pessoas confundem drenagem linfática com massagem clássica modeladora, essa sim é executada com maior pressão, para trabalhar os nódulos celulíticos e porções de gordura localizada, e pode deixar o corpo “roxo” com hematomas.

A celulite é gerada por um processo de retenção de líquidos que acarretam à má oxigenação dos tecidos, sem a devida nutrição ele endurece até formar os nódulos. A Drenagem atua justamente ai, quebrando esse ciclo e eliminando a retenção de líquidos em áreas do corpo que são propensas ao acúmulo de gordura, além de ativar o metabolismo favorecendo a queima dos estoques de gordura no corpo.

A Drenagem Linfática contribui também para a prevenção da flacidez da pele, pois ela está produzindo um tecido melhor nutrido

 Recomenda-se um mínimo de dez sessões para obter algum resultado efetivo, mas na primeira sessão, pode-se observar uma melhora visível do inchaço, e no funcionamento do aparelho digestivo.

E por fim a Drenagem Linfática Manual exerce uma ação tranqüilizante e relaxante. Também é comum sentir vontade de urinar com mais freqüência após a sessão, e este é um sinal que a Drenagem Linfática foi bem feita, pois estimula o funcionamento dos rins e todos os detritos acabam sendo eliminados naturalmente através da urina. A Drenagem Linfática deve ser feita visando uma boa qualidade de vida, pois além de todas as indicações já citadas, ajuda a combater o stress, proporciona regeneração e defesa dos tecidos e aumenta a eliminação de toxinas por diurese em até 24 horas.



  Por: Priscilla Lemos
         Fisioterapeuta CREFITO:10199-3

Nenhum comentário:

Postar um comentário