Páginas

domingo, 26 de agosto de 2012

Mulheres: Dicas alimentares para reduzir os efeitos do tempo



20 anos – Cuidado com a pizza, refrigerante e o salgadinho
Nesta idade, o metabolismo está a todo vapor. Os hormônios trabalham numa velocidade mais rápida, fazendo com que o organismo responda facilmente às mudanças nos hábitos alimentares. Assim, a alimentação deve ser um cuidado essencial, quando se deve reduzir a pizza, o refrigerante e o salgadinho ao máximo, para que o excesso não vá para a cintura ou para o culote. Nesta idade, a mulher tem sua vaidade no auge. Porém, tome cuidado! Os hormônios sexuais nesta fase estão a mil, então é comum sentir mais fome. Os alimentos adequados nesta fase são os cereais integrais, proteínas magras, soja, verduras e legumes.

30 anos – Atenção para não ser vítima da ansiedade
O metabolismo da mulher de 30 começa a diminuir a velocidade. Estima-se que a partir daqui o ritmo suaviza naturalmente 4% a cada década. O corpo também passa a perder massa magra gradativamente - cerca de 1% por ano - o que diminui ainda mais a velocidade do metabolismo. Desta forma, emagrecer não é tão fácil quanto aos 20 anos. Para completar, a ansiedade e o stress provocados pelas cobranças profissionais fazem com que o organismo produza menos serotonina. A carência desse neurotransmissor, capaz de aumentar a saciedade e o bem-estar, faz você comer mais, especialmente os ataques aos doces! Por isso, alguns alimentos devem ser incluídos no dia-a-dia para que nada disso faça você acabar com sua saúde. São eles: cereais integrais doces, como a granola, barrinhas, cookies, além de frutas e alimentos fontes de triptofano (percursor da serotonina, que diminui a ansiedade) como o leite, banana, aves, peixes e grãos.

40 anos – Respostas das décadas anteriores
Chega a hora do corpo mostrar se os cuidados recebidos nas décadas anteriores valeram a pena. Além disso, é a fase que o padrão hormonal começa a mudar. O estrogênio e a progesterona (hormônios femininos) são produzidos em menor quantidade por causa da aproximação da menopausa e, com isso, a testosterona (hormônio masculino) se mantém em maior proporção. O metabolismo desacelera ainda mais e o volume de músculos diminui. Por isso, esta é a fase da mulher batalhar ainda mais do que aos 30. Como já foi dito, se você abusou dos alimentos industrializados, cheios de gorduras saturadas, um verde no seu prato era uma raridade, abusou do cigarro e se expôs muito ao sol e à poluição, suas células (coitadas!) inflamaram, deixando o corpo ainda mais resistente à perda de peso. Mas dá para amenizar essas mudanças incluindo em sua dieta alimentos protéicos e anti-inflamatórios como salmão, linhaça, oleaginosas como as castanhas e nozes, soja e seus derivados. São alimentos protéicos e de boa qualidade, bem como peixes, aves e ovos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário