Outras atividades:NEOPILATES, OSTEOPATIA, RPG, FISIOTERAPIA e BANDAGEM FUNCIONAL Unidade Manaíra:Av. Edson Ramalho - Empresarial Coliseum FONE:(083)8899-1436 / 3045-6145 Unidade Bairro dos Estados - Av Acre - Empresarial Daterra Fone: (83)9924-9818 / 8632-8689 eMAIL: karinamaiapilates@gmail.com
sábado, 4 de agosto de 2012
A importância da ciência do esporte na formação de Atletas Olímpicos
Chegar ao nível olímpico não é tão simples. Por trás da formação de um atleta olímpico existe uma equipe formada por uma série de profissionais competentes que intervêm em vários aspectos como os nutricionais, técnicos, táticos, psicológicos, fisiológicos e biomecânicos. Para chegar ao nível que os atletas olímpicos atingiram, a ciência do esporte refinou seus saberes em relação aos conhecimentos gregos do passado. Os cientistas do esporte e técnicos têm hoje um conhecimento muito mais aprofundado e fundamentado em pesquisas científicas para ajudar atletas a controlarem seu desenvolvimento muscular e metabólico nas 29 modalidades praticadas nas olimpíadas.
foto: exame.abril.com.br
Existem estudos que mostram o crescente interesse de pesquisadores e profissionais na busca de evidências do método Pilates aplicado em diversos âmbitos par auxiliar os atletas olímpicos. Desde a determinação do custo energético de sessões de Pilates (OLSON et al., 2004), registro da atividade eletromiográfica de músculos envolvidos em seus exercícios específicos (ESCO et al., 2004), comparação entre os seus efeitos sobre a força, flexibilidade e composição corporal aos de um programa de treinamento contra resistência convencional (OTTO et al., 2004), mapeamento de respostas cardiovasculares em alguns de seus exercícios (SCHROEDER et al., 2002), ação sobre o equilíbrio (HALL et al., 1999), efeitos sobre a dor lombar (GRAVES et al., 2005), até mesmo seus efeitos sobre a velocidade de atletas (SEWRIGHT et al., 2004), capacidade e habilidade de salto em ginastas de elite (HUTCHINSON et al., 1998) e postura de bailarinas (MCMILLAN et al., 1998) são alguns dos exemplos dos diversos estudos que têm sido empreendidos.
Ainda assim, há uma enorme lacuna que somente será preenchida com o investimento em novos estudos. Considerando a expansão do método no ambiente fisioterapêutico, do condicionamento físico e do treinamento de atletas, necessário se faz a determinação de meios de melhor controle e do estabelecimento de cargas, caracterização da ação e do envolvimento muscular nos seus diversos exercícios, efeitos de um programa básico, intermediário e avançado sobre parâmetros da aptidão física, atuação sobre desvios posturais, dentre diversos outros.
Por traz de um grande atleta existe muita tecnologia, ciência e pesquisa.
Fonte: saudeesportiva.com.br
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário