Outras atividades:NEOPILATES, OSTEOPATIA, RPG, FISIOTERAPIA e BANDAGEM FUNCIONAL Unidade Manaíra:Av. Edson Ramalho - Empresarial Coliseum FONE:(083)8899-1436 / 3045-6145 Unidade Bairro dos Estados - Av Acre - Empresarial Daterra Fone: (83)9924-9818 / 8632-8689 eMAIL: karinamaiapilates@gmail.com
terça-feira, 25 de outubro de 2011
Princípios do Método
Joseph Hubertus Pilates estabeleceu seis princípios quando desenvolveu o método de exercícios que denominou de contrologia. São eles:
*
Centralização
*
Controle
*
Concentração
*
Precisão
*
Respiração
*
Fluidez
Centralização
A este princípio Pilates chamou de Powerhouse ou centro de força, o ponto focal para o controle corporal. Constitui-se pelas quatros camadas abdominais: o reto do abdome, oblíquo interno e externo, transverso do abdome; eretores profundos da espinha, extensores, flexores do quadril juntamente com os músculos que compõe o períneo. Todos os exercícios de Pilates têm como foco o fortalecimento do "Power House. Este centro de força forma uma estrutura de suporte, responsável pela sustentação da coluna e órgãos internos. O fortalecimento desta musculatura proporciona a estabilização do tronco e um alinhamento biomecânico com menor gasto energético aos movimentos. O "Centro" é a alma do método. Segundo JH Pilates.
Concentração
Pilates valorizava a limpeza da mente antes da atividade física. Ele acreditava que os estados emocionais e psicológicos não podiam ficar isolados do físico. Os exercícios devem ser executados sempre com muita atenção. A sua atenção deverá estar voltada para quais músculos estão realizando o movimento, para que o movimento seja desenvolvido com maior eficiência possível. Se sua mente e seu corpo estiverem trabalhando juntos, os movimentos irão ter uma maior eficiência.
Controle
O objetivo do Pilates é alcançar o controle da mente, do corpo e dos movimentos Define-se como controle do movimento o discernimento da atividade motora de agonistas primários numa ação específica. A coordenação é a integração da atividade motora de todo o corpo visando um padrão suave e harmônico de movimento. Portanto, os movimentos devem ser realizados de maneira lenta, salvo exceções. Deve-se observar o recrutamento dos músculos envolvidos na realização do movimento e preocupar-se com o controle de todos os movimentos a fim de aprimorar a coordenação motora, evitando contrações musculares inadequadas ou indesejáveis. Aos poucos a pessoa que pratica Pilates vai ganhando uma maior consciência corporal. "A mente controla o corpo". JH Pilates.
Precisão
O objetivo de cada exercício de Pilates é específico, a qualidade do movimento é fundamental assim como o realinhamento postural do corpo. Consiste no refinamento do controle e equilíbrio dos diferentes músculos envolvidos em um movimento. Os exercícios devem ser executados de modo preciso evitando compensações e sempre priorizando o alinhamento corporal.
Respiração
Pilates enfatiza a importância de manter a circulação do sangue bem oxigenada. Segundo Craig (2003), Joseph Pilates afirmava que freqüentemente respiramos errado e usando apenas uma fração da capacidade do pulmão. Por isto, Pilates em seu trabalho enfatizava a respiração como o fator primordial no início do movimento, fornecendo a organização do tronco pelo recrutamento dos músculos estabilizadores profundos da coluna na sustentação pélvica e favorecendo o relaxamento dos músculos inspiratórios e cervicais. A respiração proposta sincronizada com a ação muscular obteria ganho na ventilação pulmonar, melhora da oxigenação tecidual, conseqüentemente a captação de produtos metabólicos associados à fadiga. (DALTRO e FERNANDES, 2004; CRAIG, 2003; GALLAGHER e KRYZANOWSKA, 2000). Como regra geral deve-se inspirar quando se prepara para fazer um movimento e expirar quando o realiza.
Fluidez
Joseph Hubertus Pilates gostava de resumir seu método como "um movimento fluído a partir do centro de força para fora". O movimento deve ser realizado de forma mais harmônica possível. Os movimentos devem ser contínuos, ritmados, fluidos e leves melhorando e preservando a saúde corporal. São indesejados movimentos truncados, pesados e que de alguma maneira criem choques com os aparelhos e com o solo. Esses movimentos levam ao desperdício de energia e podem ao longo do tempo agredir as articulações e os tecidos levando ao seu desgaste prematuro.
fonte: Centro do corpo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário