A prática do Pilates se distingue de outras atividades físicas e funciona como utensílio de reabilitação, por dar ênfase a muitos princípios importantes em um trabalho terapeutico.
A melhora da postura é um dos pontos fortes do método. Além dos músculos do centro de força, é possível trabalhar os músculos estáticos e dinâmicos, profundos e superficiais, os quais são responsáveis pela conservação da postura.
Busca-se na prática requerer o alongamento ou relaxamento de músculos encurtados ou tensionados demasiadamente e o fortalecimento daqueles que estão estirados ou enfraquecidos.
Desse modo, o Pilates é aconselhado quando a reabilitação de um indivíduo tem como objetivos:
O fortalecimento muscular localizado ou global;
O aumento da flexibilidade geral;
Correção de distúrbios da postura;
Melhora do equilíbrio estático e dinâmico;
Melhora da coordenação motora;
Dissociação de cinturas;
Alongamento axial;
Estimulação Proprioceptiva;
Relaxamento muscular geral;
Melhora da capacidade respiratória;
Aumento da consciência corporal
Por todo seu conjunto, o pilates é hoje utilizado por fisioterapeutas como auxíliar ao tratamento fisioterapêutico, nas mais diversas patologias ortopédicas, reumatológicas e respiratórias.
Fonte: revista Pilates
Outras atividades:NEOPILATES, OSTEOPATIA, RPG, FISIOTERAPIA e BANDAGEM FUNCIONAL Unidade Manaíra:Av. Edson Ramalho - Empresarial Coliseum FONE:(083)8899-1436 / 3045-6145 Unidade Bairro dos Estados - Av Acre - Empresarial Daterra Fone: (83)9924-9818 / 8632-8689 eMAIL: karinamaiapilates@gmail.com
sábado, 25 de fevereiro de 2012
sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012
PILATES PARA GRÁVIDAS
Você futura mamãe também pode praticar o Método...
Muitas mulheres acreditam que o Pilates seja um dos melhores exercícios para se fazer durante e depois da gravidez. E elas estão corretas.
Uma das principais razões que torna o Pilates tão bom para as gestantes, é porque ele é uma atividade física de baixo impacto e ótimo para auxiliar no fortalecimento dos músculos centrais do corpo. Se o abdômen, as costas e o assoalho pélvico estão tonificados, eles suportarão com mais conforto e resistência o período de gestação e a hora do parto.
A capacidade de adaptação dos exercícios também é um fator importante que torna o Pilates a atividade física predileta das grávidas. A maioria deles pode ser modificada de acordo com cada fase da gravidez para permitir exercícios mais suaves ou focados em determinada área do corpo.
Além disso, o Pilates também é famoso por ajudar as novas mamães a recuperar a forma física que tinham antes da gravidez.
É sempre importante relembrar que, antes de iniciar qualquer atividade física, a mãe procure por orientação médica. Se ela nunca fez Pilates antes, é interessante que procure por uma turma de Pilates no Pré-Natal, ou então um instrutor que possa lhe dar total atenção durante a prática dos exercícios.
Pilates não aumenta a pressão sobre as articulações ou sobre as costas. Na verdade, as costas serão fortificadas, assim como o estômago e os músculos ao redor da região pélvica – o que permite uma mais fácil gestação, ao parto e recuperação.
Confira como os exercícios de Pilates pode ajudar em cada fase da gestação:
Pilates no primeiro trimestre de gravidez
Nos primeiros três meses de gestação, as mudanças nos hormônios podem fazer com que a mulher se sinta exausta e com náuseas. Contudo, exercícios leves podem ser feitos e, muitas vezes, podem realmente energizar o corpo e fazer com ela se sinta melhor fisica e mentalmente.
Pilates no segundo trimestre de gravidez
O segundo trimestre é, para a maioria das mulheres, a parte mais fácil da gravidez. Embora o corpo esteja mudando e se expandindo, os níveis de energia são geralmente elevados, e é aí que os exercícios devem ser maximizados, para proporcionar todas as vantagens do treinamento para os meses seguintes.
Pilates no terceiro trimestre de gravidez
No terceiro trimestre, as mulheres tendem a se sentir pesadas e com a constante sensação de desconforto. Os hormônios começam a se projetar para afrouxar as articulações do quadril podendo causar dores nas costas. O peso adicional do bebê pode modificar a noção de equilíbrio, as penas podem ficar inchadas e varizes podem se desenvolver. O Pilates ajuda a todas estas condições associadas à gravidez, reforçando os músculos centrais que, por sua vez, levam à melhora da postura e da circulação.
Trabalho de Parto
A melhora no tônus muscular e na circulação, obtida através da prática do Pilates também será de valor durante o trabalho de parto. Uma circulação melhorada permite uma maior oferta de oxigênio para o útero e torna o parto menos sofrido para o bebê. E, claro, as técnicas de respiração utilizadas no Pilates podem ajudar com o controle da respiração durante o parto.
Fonte: revista pilates
quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012
DEPOIMENTO: PORTADOR DE PARKINSON QUE TEVE A VIDA MUDADA PELO PILATES
Olá Pessoal!
O Pilates tem ajudado em muitas doenças como o mal de Parkinson, que é uma doença neurológica que caracteriza-se principalmente por bradicinesia (lentidão dos movimentos), rigidez muscular global e tremores focais ( em uma área do corpo) ou generalizados. Durante a evolução da doença o paciente pode apresentar alterações posturais, dificuldades para a fala e movimentos minuciosos com as mãos e desequilíbrios posturais e de coordenação.
O pilates pode ser utilizado como mais um recurso de tratamento de reeducação neuromuscular. A estimulação precoce feita com todo cuidado podem minimizar sintomas como perda do equilíbrio e encurtamento dos movimentos.
O maior benefício do Pilates neste caso é a melhor qualidade de vida.
Vejam esse depoimento de um PORTADOR DE PARKINSON QUE TEVE A VIDA MUDADA PELO MÉTODO:
Eu fui diagnosticado com doença de Parkinson em 2004, com 53 anos. No início meus sintomas eram muito suaves. Entretanto, desde então, eu desenvolvi uma severa akinesia, (perda da função motora normal, resultando em dano do movimento muscular) no meu braço e mão esquerdos. O maior impacto que o Parkinson teve em minha vida foi a aposentadoria antecipada, aos 55. Basicamente eu quis viajar com minha esposa antes que eu me tornasse totalmente incapacitado.
De acordo com meus médicos, o exercício não deveria ser considerado como uma alternativa ou uma ajuda à terapia, mas um pouco deve ser incluído como um leve componente da terapia. Sob “ordens do doutor”, eu comecei a explorar muitos tipos de exercícios, como caminhadas, levantamento de peso, ioga, e tai chi. Todos ofereceram algum benefício. Então eu ouvi sobre Pilates através de meu estúdio da ioga, e foi aí que eu observei realmente uma mudança.
Eu penso que eu tenho mais energia devido a Pilates e ao outro exercício. Pilates reforçou meus músculos mais fracos, especialmente meu núcleo muscular em meu abdômen e coluna(centro de força), e fez realmente uma mudança positiva em meu movimento funcional total. Um exemplo específico é que eu posso mais uma vez ficar de pé, a partir de uma posição sentada em um sofá ou uma cadeira, sem usar meus braços para me levantar.
Eu posso recomendar PILATES sem reservas. Eu não quero dizer com isso que cada pessoa poderá executar todos os exercícios de Pilates. Mas aí está a beleza dele - os exercícios podem ser modificados de modo que todos os níveis diferentes de população e de aptidão possam experimentar o sucesso com um movimento específico.
Eu sinto fortemente que com a ajuda de um bom instrutor e um pouco da atenção individual, você pode encontrar os melhores exercícios ou posturas de Pilates para lhe ajudar especificamente – seja aumentar um nível de função dentro de seu corpo, ou apenas melhorar sua performance.
Michael McConnell - faz Pilates em Indianapolis, Indiana.
Fonte: www.pilates.com- Balanced Body -Phsio Pilates News
Abraços!
sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012
O método Pilates no tratamento da Labirintite
O método Pilates é benéfico para o tratamento da labirintite, pois o fortalecimento dos tornozelos e quadris, paralelo ao trabalho de equilíbrio e proprioceptivos podem ajudá-lo a manter-se equilibrado até que sua inflamação do ouvido interno recue.
O componente de conexão mente-corpo com a prática do pilates aumenta o seu bem-estar, especialmente importante se você está lidando com depressão e estresse, bem como os efeitos físicos da doença.Os exercícios de equilíbrio que exigem que você caminhe em linha reta, em uma perna o seu sistema vestibular compensar suas deficiências.
Outros fatores importantes para o equilíbrio. O interior do ouvido não é a única fonte de informações para ajudá-lo equilíbrio. Você também recebe informações:
• Dos olhos – você pode ver o caminho fazer o movimento e escolher em que direção ir.
• As solas de seus pés (se você estiver em pé) ou as pernas (se você estiver sentado). Você pode sentir onde você está.
• Todas as suas articulações e músculos – inclusive as articulações do pescoço, costas, pernas, pés, braços e mãos – têm órgãos dos sentidos neles que enviam sinais dos nervos e da coluna, dizendo ao cérebro que posição está dentro. Você não precisa olhar para ver se seus braços estão estendidos ou ao seu lado – eles dizem onde estão. Esta posição de senso é conhecida como propriocepção. Propriocepção é reduzida em várias condições médicas, incluindo artrite e diabetes.
Se há uma abundância de informações provenientes dos olhos, pele e articulações, você realmente não precisa confiar em informações do ouvido interno para ajudar você a equilibrar.
Se a informação proveniente de outras fontes é reduzida, perdido ou confuso – por exemplo, no escuro, em terreno macio ou irregular – o cérebro precisa confiar mais nas informações provenientes do ouvido interno.
É por isso que o seu saldo será pior no escuro, em terreno macio ou irregular, se você tiver um problema com o ouvido interno.
Então é ai que entra os benefícios do pilates no tratamento da labirintite com:
Exercícios proprioceptivos;
Exercícios de equilíbrio;
Exercícios de coordenação motora;
Exercícios de força e flexibilidade;
Exercícios de relaxamento.
Durante a crise vá para um lugar ventilado e não se deite. Fique sentada, de olhos abertos, olhando para um ponto fixo na parede. Assim que a tontura melhorar, procure um médico. E lembre-se: labirintite não causa desmaios.
A doença é de difícil controle, ainda assim é possível viver sem tontura. Com o tratamento adequado o médico especialista (otorrinolaringologista) tem condições de melhorar muito seus sintomas, obtendo a cura clínica da doença.
Fonte: Pilates Daniela Costa
segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012
FLEX RING TONER
O criador do Método Pilates ensinando exercício com o Magic Circle
Vamos começar com um pouco de História ...
O Flex Ring Toner, também conhecido como Círculo Mágico, melhora o tônus muscular, a resistência, coordenação e equilíbrio. Muito bom para áreas que são difíceis de condicionar: região interna e externa da coxa, braços, tórax e o chão pélvico.
Seu objetivo não é oferecer grandes desafios de resistência, e nem tentar esmagá-lo ao meio, como a maioria das pessoas pensam.
Aparentemente, este é um dos únicos acessórios que foi inventado pelo próprio Joseph Pilates, a partir do anel de um barril. Bastante popular entre os estúdios, o Flex ring pode ser utilizado em diversos exercícios e posicionado em diferentes partes do corpo, tornozelos, joelhos, mãos, ajudando a tonificar braços, peito, quadris e coxas.
Boas Aulas!
sábado, 11 de fevereiro de 2012
Pilates na Revista Época
Tudo o que Madonna faz vira moda. Com o pilates, isso levou mais de dez anos para acontecer. Na década de 1990, quando Madonna começou a mostrar sua incrível flexibilidade nos palcos, o público perguntava qual era a técnica que garantia à cantora movimentos precisos e coluna impecavelmente reta, mesmo nas posições mais bizarras, como de cabeça para baixo e com as pernas abertas em 180 graus. “É uma mistura de ioga e pilates”, dizia ela.
Os benefícios prometidos pela ioga já eram conhecidos. A curiosidade girava em torno do método criado pelo alemão Joseph Pilates no começo do século passado. Baseado no movimento dos animais e de crianças durante suas brincadeiras, Pilates – ou Papa Joe, como ficou conhecido nos Estados Unidos – criou uma série de exercícios com o objetivo de melhorar a própria saúde. Pilates sofreu de raquitismo e asma na infância. Com isso, chegou à idade adulta com um corpo franzino. Aos 32 anos, depois de adotar o método em si mesmo, passou a exibir um corpo de fazer inveja aos atletas mais bem treinados e a disseminar a prática entre amigos e conhecidos. A técnica envolve o fortalecimento da musculatura do abdome, que ele chamava de power house (ou casa de força, na tradução do inglês). A definição dos músculos, principalmente do abdome, a melhora na postura e o aumento da flexibilidade são alguns dos benefícios propagados pelos praticantes.
Estima-se que existam mais de 8 milhões de alunos de pilates nos Estados Unidos, de acordo com os dados da Sporting Goods Manufacturers Association, entidade que reúne os maiores fabricantes de artigos esportivos. No Brasil, são 8 mil estúdios de pilates e, por ano, surgem mais de 200 novas casas. Os números são baseados nas vendas dos maiores fabricantes de aparelhos no país.
A atriz Regiane Alves, de 33 anos, é adepta dos exercícios há cinco anos. Ela conheceu o método durante uma aula de ioga, quando o professor chamou a atenção para sua postura excessivamente curvada. Animada com os resultados, não parou mais. “Melhorou tudo no meu corpo: a postura, meu alongamento e meus músculos, que ficaram mais definidos.”
Foto: revista época
Sérgio Sacchi no solo na posição chamada teaser
O empresário de 44 anos tinha lesões na coluna pelo excesso de esportes. Sacchi viu nos exercícios de baixo impacto do pilates uma alternativa para continuar treinando. O resultado, diz ele, foi um corpo mais enxuto.
foto: revista época
Leia mais: http://revistaepoca.globo.com/Vida-util/noticia/2011/11/pilates-em-12-perguntas.html
Adorei a matéria da Revista Época. Fica a Dica para quem quer saber um pouco mais sobre o Pilates vale a pena ler toda a matéria.
Bom final de semana!
Os benefícios prometidos pela ioga já eram conhecidos. A curiosidade girava em torno do método criado pelo alemão Joseph Pilates no começo do século passado. Baseado no movimento dos animais e de crianças durante suas brincadeiras, Pilates – ou Papa Joe, como ficou conhecido nos Estados Unidos – criou uma série de exercícios com o objetivo de melhorar a própria saúde. Pilates sofreu de raquitismo e asma na infância. Com isso, chegou à idade adulta com um corpo franzino. Aos 32 anos, depois de adotar o método em si mesmo, passou a exibir um corpo de fazer inveja aos atletas mais bem treinados e a disseminar a prática entre amigos e conhecidos. A técnica envolve o fortalecimento da musculatura do abdome, que ele chamava de power house (ou casa de força, na tradução do inglês). A definição dos músculos, principalmente do abdome, a melhora na postura e o aumento da flexibilidade são alguns dos benefícios propagados pelos praticantes.
Estima-se que existam mais de 8 milhões de alunos de pilates nos Estados Unidos, de acordo com os dados da Sporting Goods Manufacturers Association, entidade que reúne os maiores fabricantes de artigos esportivos. No Brasil, são 8 mil estúdios de pilates e, por ano, surgem mais de 200 novas casas. Os números são baseados nas vendas dos maiores fabricantes de aparelhos no país.
A atriz Regiane Alves, de 33 anos, é adepta dos exercícios há cinco anos. Ela conheceu o método durante uma aula de ioga, quando o professor chamou a atenção para sua postura excessivamente curvada. Animada com os resultados, não parou mais. “Melhorou tudo no meu corpo: a postura, meu alongamento e meus músculos, que ficaram mais definidos.”
Foto: revista época
Sérgio Sacchi no solo na posição chamada teaser
O empresário de 44 anos tinha lesões na coluna pelo excesso de esportes. Sacchi viu nos exercícios de baixo impacto do pilates uma alternativa para continuar treinando. O resultado, diz ele, foi um corpo mais enxuto.
foto: revista época
Leia mais: http://revistaepoca.globo.com/Vida-util/noticia/2011/11/pilates-em-12-perguntas.html
Adorei a matéria da Revista Época. Fica a Dica para quem quer saber um pouco mais sobre o Pilates vale a pena ler toda a matéria.
Bom final de semana!
sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012
Você quer resultados???
Veja Dica no Papo Fino:
http://www.papofino.com.br/detalhe/205/Pilates---Resultados.html
Pilates é uma atividade que traz resultados rápidos para qualquer pessoa que freqüentar com assiduidade as aulas, independente do nível de condicionamento físico, o método pode trazer inúmeros benefícios à saúde, tanto no condicionamento dos músculos, tonificando-os e tornando-os mais fortes, melhorando a estética corporal.
Eu daria aulas de Pilates o dia todo, por ser gratificante ver os resultados positivos nas pessoas, ver que o aluno que antes reclamavam de dor nas costas, melhoraram a partir da prática. O resultado se dá pelo fortalecimento abdominal (todos os movimentos devem ser feitos necessariamente com o abdômen contraído).
E mais do que isso, propicia uma trabalho equilibrado, que respeita os limites do praticante que vai evoluindo com o passar das aulas. O foco do Pilates é a promoção da saúde como um todo.
Abraços!
Karina Maia Studio Pilates
Fisioterapeuta Karina Martins Gomes Maia
CREFITO 113868-F
http://www.papofino.com.br/detalhe/205/Pilates---Resultados.html
Pilates é uma atividade que traz resultados rápidos para qualquer pessoa que freqüentar com assiduidade as aulas, independente do nível de condicionamento físico, o método pode trazer inúmeros benefícios à saúde, tanto no condicionamento dos músculos, tonificando-os e tornando-os mais fortes, melhorando a estética corporal.
Eu daria aulas de Pilates o dia todo, por ser gratificante ver os resultados positivos nas pessoas, ver que o aluno que antes reclamavam de dor nas costas, melhoraram a partir da prática. O resultado se dá pelo fortalecimento abdominal (todos os movimentos devem ser feitos necessariamente com o abdômen contraído).
E mais do que isso, propicia uma trabalho equilibrado, que respeita os limites do praticante que vai evoluindo com o passar das aulas. O foco do Pilates é a promoção da saúde como um todo.
Abraços!
Karina Maia Studio Pilates
Fisioterapeuta Karina Martins Gomes Maia
CREFITO 113868-F
quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012
Alimentação ajuda nos resultados da prática do Pilates.
A alimentação auxiliar nos resultados junto a Prática do Pilates veja algumas dicas:
Comer bem garante funcionalidade do organismo e longevidade
A saúde é um dos bens mais importantes da nossa vida. Por isso, é importante adquirir hábitos saudáveis para ficarmos longe de problemas que possam afetar a imunidade e o desempenho de nossas atividades.
Um dos segredos de uma vida saudável está relacionado a uma alimentação equilibrada e adequada, pois ela tem relação direta com o fortalecimento das defesas do nosso corpo.
Confira algumas dicas para manter hábitos mais saudáveis:
Probióticos: classificados como organismos vivos, eles beneficiam o funcionamento do corpo humano porque atuam sobre o equilíbrio bacteriano intestinal, controlando o colesterol, os quadros de diarreias, além de ajudar a reduzir o risco de câncer. Podemos encontrá-lo mais facilmente em leites fermentados e iogurtes e é importante que a ingestão desses alimentos seja diária e constante, para que o organismo tenha quantidade significativa, pois os microorganismos necessitam atravessar todos os órgãos gastrointestinais em números consideráveis para manter uma espécie de ritual de ingestão diária para que os efeitos benéficos no trato intestinal ocorram.
Vitaminas e Minerais: as vitaminas A, C, E, o ácido fólico e os minerais zinco e selênio ajudam a fortalecer o sistema imunológico. O zinco colabora para a diminuição de resfriados, gripes e outras doenças comuns do inverno. Por isso, é fundamental o consumo de abacate, abacaxi, ameixa, abóbora, acelga, alface, agrião, arroz integral, soja, aveia, dentre outros alimentos ricos desse nutriente.
Fibras alimentares: são importantes porque mantêm o intestino regulado e também desempenham um papel vital na ativação do sistema imune, evitando doenças como o câncer de intestino.
Peixes: Salmão e sardinha contêm ômega 3, que ajuda na diminuição do risco cardiovascular.
Aveia e cereais integrais: O consumo desses alimentos auxilia na diminuição do colesterol LDL, que é nocivo ao organismo.
Fonte: M de Mulher
domingo, 5 de fevereiro de 2012
Por que praticar o Pilates?
Semana começando e dou 5 motivos para começar a fazer Pilates agora:
1. Maior conhecimento do próprio corpo: os exercícios requerem atenção em cada movimento, e região corporal. A consequência é a percepção de si.
2. Aprimoramento da qualidade respiratória: respiração correta, controlada e coordenada estimulam a resistência pulmonar. Para quem vive em meio a poluição, essas práticas ajudam a previnir doenças respiratórias em geral.
3. Fortalecimento e alongamento simultâneo: o método fortalece os músculos, o que promove a melhora dos desalinhamentos físicos. O corpo se torna funcional e passa a realizar as tarefas diárias com menor gasto energético.
4. Diminuição do estresse e aumento da atenção: a concentração na execução de cada movimento, aos comandos do instrutor e ao tempo de cada prática, leva à chamada automatização - a série de exercícios passa a ser feita de forma natural e sem compensações, garantia de relaxamento. O todo passa a integrar a vida do praticante, que alcança perfeito equilíbrio entre mente, corpo e espírito.
5. Prática variada: o método tem mais de 500 exercícios em sete aparelhos diferentes, além das práticas de solo (Mat), o que permite execuções diferenciadas para cada nível existente na prática.
Boas aulas!!
sábado, 4 de fevereiro de 2012
Dia Mundial de combate ao Câncer
Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 500 mil novos casos de câncer serão diagnosticados no Brasil em 2012, de acordo com cálculos do Inca, e a falta de cuidados com a qualidade de vida tem relação direta com esses números. "A influência genética é um fator importante na maioria dos tipos de câncer, mas as pesquisas já mostram que hábitos saudáveis podem inibir o desenvolvimento da doença", afirma o oncologista Artur Katz, do Hospital Sírio Libanês.
Nos dois casos, o papel da família e dos amigos é fundamental. Estimular a manutenção de uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos, como atitudes preventivas ao câncer, ou oferecer apoio após a notícia de um diagnóstico difícil são comportamentos que ajudam a enfrentar o problema. "Quando a questão é prevenir, as broncas são muito-vindas, pois incentivam a vida saudável. Por outro lado, é preciso bastante delicadeza para ficar perto de um paciente com câncer: o dilema é ajudar sem sufocar", afirma o médico.
Fonte: Minha Vida
Para celebrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, prepararam um link com medidas especiais para você se prevenir. Que tal incorporá-las em sua rotina?
acesse: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/cancer/home.html
Bom final de semana a todos!
Nos dois casos, o papel da família e dos amigos é fundamental. Estimular a manutenção de uma dieta balanceada e a prática de exercícios físicos, como atitudes preventivas ao câncer, ou oferecer apoio após a notícia de um diagnóstico difícil são comportamentos que ajudam a enfrentar o problema. "Quando a questão é prevenir, as broncas são muito-vindas, pois incentivam a vida saudável. Por outro lado, é preciso bastante delicadeza para ficar perto de um paciente com câncer: o dilema é ajudar sem sufocar", afirma o médico.
Fonte: Minha Vida
Para celebrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer, prepararam um link com medidas especiais para você se prevenir. Que tal incorporá-las em sua rotina?
acesse: http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/cancer/home.html
Bom final de semana a todos!
Assinar:
Postagens (Atom)