Páginas

sábado, 12 de janeiro de 2013

Exercitar músculos pode não alterar o peso, mas faz diminuir as medidas


Corpo saudável deve ter 80% de músculos e apenas 20% de gordura.
2 pessoas podem ter mesmo peso, mas uma ter mais músculos que outra.



Para ser saudável e resistente, o corpo deve ter de 80% a 82% de músculos e apenas de 18% a 20% de gorduras. Ter a musculatura forte e desenvolvida é importante para sustentar os ossos e prevenir fraturas, como explicaram os médicos do esporte Gustavo Magliocca e Fernanda Lima no Bem Estar desta sexta-feira .
Ao exercitar os músculos, a pessoa pode continuar com o mesmo peso, mas pode perder medidas. Dois indivíduos que pesam o mesmo número podem ter a aparência diferente e isso significa que um tem mais músculos do que o outro, como mostra o infográfico abaixo. A gordura ocupa mais espaço no corpo e pode se concentrar na barriga, por exemplo.
Bem Estar - Infográfico mostra como o músculo interfere no peso (Foto: Arte/G1)
Estudos recentes mostram que exercitar a musculatura estimula a produção de substâncias que defendem o organismo de invasores e ainda aumenta a produção de hormônios que auxiliam no metabolismo da glicose e das gorduras.
Além disso, ter os músculos desenvolvidos garante um envelhecimento ativo, com mais autonomia e também uma melhora na autoestima já que ajudam no contorno do corpo.
Porém, é importante alertar que o desenvolvimento muscular é diferente para cada pessoa e depende muito de fatores genéticos, do biotipo e também da quantidade de fibras musculares do corpo.
Fibras do tipo 1 são aeróbias, de pouca força e resistência; já fibras do tipo 2 têm ação rápida, de força e explosão – quem tem mais o primeiro tipo consegue desenvolver mais os músculos. A atividade mais eficiente nesse processo é a musculação, porém qualquer exercício de força pode aumentar a massa muscular, também conhecida como massa magra.



Pessoas que têm entre 20 e 35 anos estão no auge do desenvolvimento muscular do corpo. A partir dessa idade, tanto o homem como a mulher começam a ter uma perda gradual, principalmente se forem sedentários. Se não se exercitarem, essas pessoas correm o risco de desenvolver a sarcopenia, uma doença provocada pela perda da massa magra e da função muscular.

Fonte: Bem estar - G1.com.br

LEMBRANDO que o Método Pilates praticado corretamente e frequentemente diminui a % de gordura corporal e aumenta a % de massa magra . Nós do STUDIO PILATES Karina Maia e Rebecca Loureiro fazemos o acompanhamento atravez da avaliação do aluno para verificar a preseça de ganho de massa muscular.

MOVIMENTE-SE, FAÇA PILATES em um dos melhores STUDIO DE PILATES de João Pessoa.

Av. General Edson Ramalho, 270 Empresarial Coliseum 1º andar.
FONE: 3045-6145 ou 8899-1436


quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

As vantagens da atividade física a dois

Ter companhia para malhar pode servir como incentivo para aproveitar ao máximo os benefícios da atividade física
 
 
Praticar uma atividade física não é uma tarefa fácil e agradável para todos. Quem faz exercícios físicos por obrigação acha ainda pior fazer isso sozinho. Muitas das coisas que fazemos por obrigação, preferimos fazer com a companhia de alguém que gostamos, o que torna a atividade menos torturante. Por isso, é interessante valorizar as companhias na hora de fazer exercícios físicos.
Nestes casos, um ótimo incentivo para fazer caminhadas ou ir à academia é ter a companhia de uma amiga. Como vocês terão muitos assuntos em comum, o tempo passará mais rápido e você nem vai perceber que ficou por algumas horas malhando. Além disso, o fato de ter companhia para malhar aumenta o seu comprometimento com a regularidade desses exercícios físicos.
Outra opção de companhia para atividade física a dois é levar seu namorado para praticá-la com você. Como a vida em casal pode acabar resultando em quilos a mais devido à idas a restaurantes, jantares a dois, pipoca no cinema, é importante que os dois cuidem da forma física. E nada melhor do que fazer isso juntos, unindo o útil ao agradável.
Seus familiares também podem ser parceiros excelentes para uma caminhada, andar de bicicleta ou até mesmo ir à academia. Uma vantagem dessa companhia é que, se vocês moram juntos, já saem de casa juntos para fazer o exercício que escolheram, facilitando a jornada.
Se nenhuma dessas alternativas der certo, você pode ainda chamar um companheiro de trabalho para malharem juntos logo após o término do expediente. Dessa forma, vocês vão passar um tempo de qualidade juntos, relaxando em um ambiente diferente do trabalho.
Independente da companhia que você escolher para praticar exercícios físicos a dois, a principal vantagem é a motivação que a companhia te dá para continuar a atividade e não desistir no primeiro dia de preguiça. Até o seu animal de estimação pode ser uma excelente companhia nessas horas.
Quando um desanima, o outro anima, se ajudando e encorajando mutuamente. Além disso, é mais difícil arrumar uma desculpa para convencer duas pessoas – você e sua companhia – do que achar uma desculpa que convença apenas você a não ir por estar sem vontade.
fonte: Dicas de Mulher